Postagens populares

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A Polifarmacologia e Seus Riscos

A polifarmacologia pode trazer riscos para a saúde do idoso, visto a possibilidade de ocorrência de iatrogenias. Na hospitalização, o controle na administração é realizado pela equipe de enfermagem e entretanto, as dificuldades encontram-se no seu lar, quando o próprio idoso realiza o controle de suas medicações. Além da dificuldade em gerenciar as suas medicações, o uso de inúmeros medicamentos por si próprio é um fator de risco para o idoso, podendo levar a sua hospitalização como já comprovado em pesquisas.
Com o estudo, pretendemos fazer emergir a importância educacional dos profissionais de saúde, em particular do enfermeiro no que diz respeito à administração de medicação ao paciente idoso, permitindo desta forma que estratégias venham ser discutidas sobre essas questões e uma participação mais efetiva daqueles que cuidam, seja implementada para diminuir os iatrogenias decorrentes da terapêutica plurimedicamentosa.
O que se observa nas rotinas clínicas, ambulatoriais dentre outras, são pacientes idosos que recebem cada vez mais um número maior de medicamentos e pouca interatividade por parte dos profissionais de saúde na questão da informação a respeito das medicações.
Diante desta realidade que notamos a possibilidade do enfermeiro se tornar participante do processo de educação e saúde, orientando os idosos quanto à administração de medicação, amenizando assim as complicações de correntes do uso inadequado de medicamentos. Segundo Guimarães Gomes (1989) “10% dos pacientes adultos desenvolvem algum tipo de reação às drogas; após 80 anos esta possibilidade chega a 25%.
Segundo Brunner (Apud Papaléo Netto, 1996, p.231) “um estudo demonstrou que 59% dos idosos com doenças crônicas cometiam erros na utilização das prescrições”. Assim, os idosos continuam uma parcela considerável da nossa sociedade e com expectativas de se tornarem cada vez mais numerosos nas próximas décadas, com probabilidade de utilização de diversas medicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário